..:: Seja Solidário! ::..

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Como Ser Uma Pessoa Tranqüila

A postagem de hoje, ousei copiar do site do Marcelino Tomkowsky, psicólogo clínico e psicoterapeuta. Achei interessante e gostaria de dividir com vocês...vale a reflexão...espero que lhes seja útil...


A capacidade de estar e permanecer tranqüilo nos dias atuais exige do ser humano uma difícil tarefa na direção da paz interior. Atualmente, muitas pessoas buscam a tranqüilidade, onde o equilíbrio mental e a paz de espírito tornam-se ferramentas para enfrentar o estresse das grandes cidades.

A agitação, a competitividade e o decorrente estresse, são inimigos em comum que afetam a todos que convivem em um espaço urbano de considerável movimentação.
Este movimento torna-se muitas vezes imperceptível e, quando nos damos conta, estamos envolvidos num "turbilhão" de informações e atividades que ao agirem sobre a nossa mente desatenta nos desarmonizam.

Uma vez envolvidos nesse complexo, a mente fica agitada e, se a mente mantém um ritmo agitado, o corpo o acompanha, resultando dessa incorporação de nível inconsciente: insônia, dores generalizadas pelo corpo, fadiga física e mental, entre outras somatizações.

Estar tranqüilo não significa ser um indivíduo desligado, no entanto, a prática da auto-disciplina não pode faltar na busca da qualidade de vida através de um melhor nível de auto-conhecimento.

Nesse sentido, a busca por terapias, técnicas de meditação, respiração entre outras, são opções seguras de se atingir um estado de equilíbrio, sem prejuízo à vida ativa na sociedade moderna.

Quando nos encontramos com a mente limpa e vigilante em relação aos nossos atos e pensamentos, não nos deixamos envolver em situações que possam nos desarmonizar.

Se buscarmos conscientemente a tranqüilidade, precisamos perseverar então na auto-observação. A reforma de paradigmas exige-nos gradual mudança de pensamentos e atitudes em relação à vida, aos outros e a nós mesmos.

Não se deixar envolver por pensamentos negativos é o primeiro passo para quem deseja alterar a sua própria vida, mantendo-a estável e saudável. À medida que exercitamos essa filosofia de vida no cotidiano, damos impulso ao processo de mudança interior, e mudar é aceitar valores éticos, morais e pessoais como foco da caminhada ao encontro de seu verdadeiro eu.

O estado de equilíbrio requer uma mudança de atitude diante da vida. Atitude fundamentada no respeito a si mesmo ao semelhante, assim como a toda forma de vida que divide conosco.

Ser tranqüilo e ligado, mas ao mesmo tempo, "desligado" daquilo que não promove o crescimento humano, e estar no comando de si mesmo, com os pés no chão, mas com a mente direcionada para o todo e também perseguir a melhor qualidade de vida.

Enfim, ser tranqüilo é não sentir-se superior nem inferior a ninguém, mas em paz com a sua consciência e com a certeza de que vale à pena continuar sendo um eterno aprendiz e tentar sempre melhorar.

Cada pessoa tem sua natureza, portanto busque ser você mesmo e verá como tudo se transforma ao seu redor.


0 comentários: